Público
Entenda o perfil do nosso público e algumas das suas motivações de consumo de música. Essa é uma análise importante para definirmos como conversar com essas pessoas em conteúdos e interfaces.
Divisão de público por plataforma
Neste item do Manual, você poderá explorar diferentes pesquisas de público que vêm de diferentes fontes:
Mas o que essas pessoas têm em comum? Todas consomem música!
Público da web

Ao fazer um recorte dos 8 gêneros musicais mais acessados, o Gospel/Religioso lidera com +40% das visitas
Depois, pop (24%) e hip-hop/Rap (9,4%). Importante: quando agrupados, outros estilos + páginas não categorizadas representam um percentual não contemplado na análise.

Nosso público no site é, em sua maioria, feminino (61,2%)
Esse recorte é importante para alinhar a comunicação, embora hajam expressões de gênero não contempladas pelo GA4.

Nossos acessos vêm, majoritariamente, de um público jovem
Mais de 62% das pessoas têm menos de 35 anos.

Já quando o assunto é internacionalização...
Como esperado, a maior parcela do nosso público é brasileiro (47,8%). Mas ainda temos outros países marcando presença, principalmente na Hispanoamérica.

Por fim, quando falamos do device, acessos pelo navegador do celular somam 80%
As pessoas acessam o Letras pelo celular! Logo, precisamos ajustar a comunicação para esse tipo de suporte de texto.
Algumas conclusões que podemos chegar:
Partir do princípio de que a maioria dos acessos vêm de telas mobile. Considerar o gênero musical Gospel como principal parcela do público de nossos serviços. Criar textos pensando na jovialidade de nosso público.
Público dos aplicativos
Comparando um sistema operacional com o outro, pode-se dizer que 81% dos usuários ativos estão no Android e 19% no iOS.
Agora, vamos estratificar sua demografia:
Aplicativo Android
A maioria esmagadora dos usuários ativos são do Brasil, com +75%. Demais países que se destacam em sequência são Moçambique (6,2%) e Angola (6,1%).
Por outro lado, quando falamos de cidades, a capital angolana Luanda figura como terceira com mais usuários ativos.

Nosso público no app Android é, em sua maioria, feminino (55,8%)
Note que o % feminino foi reduzido em relação à web.

O percentual de idade é semelhante à web no app Android
Mais de 66% das pessoas têm menos de 35 anos. No entanto, a curva é mais acentuada e reduz em idades mais avançadas, com menos usuários ativos.

Ao olhar para os 8 gêneros musicais mais acessados, a maioria esmagadora curte Gospel (+37%) no Android
Em seguida, Pop com 20% e Hip-hop/Rap com 12%.
Aplicativo iOS
A maioria esmagadora dos usuários ativos são do Brasil, com +80%. Demais países que se destacam em sequência são México (3,6%) e Portugal (3%).
Já olhando para cidades, o top 7 com mais usuários ativos segue concentrado no Brasil, com as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte na liderança.

Já no iOS, o público feminino continua com maior percentual (61,4%)
Ligeiramente maior que no Android, praticamente a mesma participação em relação à web.

O público do iOS é disparadamente mais jovem, com +80% dos usuários ativos com menos de 35 anos

Diferente de todas as outras audiências, no iOS o estilo mais consumido não é o Gospel (24%)! Ele dá lugar ao pop (28%)
Em seguida, temos o Hip-hop/Rap (13%) e o Pop rock (10%).
Essa análise nos permite fazer alguns recortes socioeconômicos:
O estilo musical Gospel, amplamente consumido por camadas populares, perde força no iOS (conhecido por ter um consumo mais elitizado).
Esse recorte fica visível até mesmo nos países e cidades onde os usuários ativos são mais presentes.
Público interessado em aprender inglês
Após o lançamento do Letras Academy, veiculamos algumas pesquisas a fim de entender sobre o interesse no consumo de conteúdos voltados para o ensino de idiomas.
Aqui, concentraremos apenas direcionamentos em relação aos objetivos e desempenho no idioma, deixando de lado dados demográficos que podem ser consultados com mais eficácia nos recortes apresentados acima.
A metodologia de coleta foi Google Forms.
Recortes gerais
Em relação ao perfil profissional, a grande maioria são estudantes (34%), seguido de pessoas que atuam na área de administração (8,7%) e tecnologia (6,4%).
Em uma escala de 1 a 5, o interesse médio em aprender inglês, distribuído entre diferentes faixas etárias, foi de 4,5. O interesse cai conforme a senioridade aumenta.

Quanto as pessoas estão dispostas à pagar? para aprender inglês?
A maior parte quer pagar pouco! O que corresponde ao nosso ticket.
Em outros (18,4%) , as pessoas alegaram que queriam ferramentas gratuitas e que dependeria do conteúdo.

E como andam as motivações das pessoas para aprender inglês?
A maior parte quer aprender pelo gosto do idioma, sem objetivos específicos.
Outros destaques são o aprendizado para fins de viagens (18,6%) e de trabalho (16,3%).

No gráfico acima, podemos conferir a média geral de fluência, mas temos algumas ressalvas:
O nível básico é mais comum nos públicos de até 18 e entre 46 a 60
Ninguém se declarou Fluente acima dos 60 anos
Público adulto possui maior conhecimento em inglês

A maior parte das pessoas já tentou aprender inglês de forma autodidata (35,6%) ou usou ferramentas gratuitas (30,8%).
Há um público grande que já tentou aprender inglês, logo não seremos a primeira oferta: devemos quebrar novas objeções.

Quais as principais objeções que podemos quebrar?
Nosso público não confia ou se sente à vontade com a possibilidade de assumir um compromisso de estudar.
Público HISPAM
A cada ano, a audiência do Letras cresce no público da Hispanoamérica, resultado de esforços de times de internacionalização e conteúdo.
Pensando nisso, foi veiculada uma pesquisa no site com dados sendo coletados pelo Google Forms.
Aqui nosso foco foi apenas compilar o resultado dessa pesquisa, mas os dados completos da amostra podem ser conferidos ao fim dessa página.
Dados gerais
A maior parte dos respondentes fala espanhol (95,7%), seguido pelo inglês (28,2%) e português (6,7%).
O gênero musical preferido é o Pop, seguido de Rock (Indie, música alternativa, Heavy Metal), Reggaetón e Música Romântica.
Para a maioria da amostra, era a primeira vez acessando o Letras.com (33%), contrastando a segunda maior resposta, que afirmam acessar o Letras mais de 5 vezes por mês (31%).
Os usuários leem letras (87%), procuram por traduções (37%) e usam o player para ouvir música (25%), consumindo playlists (16%). Há índice interessante do uso da música para aprender idiomas (30%).

O público com até 24 anos soma quase 72% das pessoas que responderam a pesquisa.
Isso reforça bastante a jovialidade e a importância de ajustar comunicação e conteúdo.

Seguimos com a predominância de pessoas que se identificam com o gênero feminino (48,4%)
É uma tendência já apontada pelo Google Analytics em outros recortes de público.
Principais insights
Nossa audiência é majoritariamente feminina e jovem.
Falamos com pessoas que consomem diferentes estilos musicais em diferentes níveis de engajamento.
A linguagem voltada para o mundo da música é uma grande facilitadora, ao mesmo tempo em que o apelo nostálgico pode se fazer presente.
Precisamos pensar na portabilidade do texto para telas menores: consumo de informação rápida, sem complicar - necessidade de uma linguagem simples e sem firulas.
No fim das contas, o que devemos buscar é um texto simples, jovem e com referências ao mundo da música e com apelo emocional.
Atualizado