Leitura, escrita e revisão
Como escrever, ler e revisar conteúdos para o Letras? Aqui você encontra orientações primordiais que podem te guiar nestes processos relacionados ao texto e à comunicação.
Introdução à redação
O principal objetivo deste guia de redação é padronizar os textos do Letras para trazer uma boa experiência de leitura para o usuário, independentemente de qual canal ou contexto.
Por isso, este manual:
Esclarece dúvidas sobre as principais regras gramaticais e ortográficas vigentes.
Estabelece padrões de escrita e formatação, conforme a situação e o contexto.
Aborda como podemos utilizar a Inteligência Artificial para desenvolver bons textos.
Escrita
Ao escrever um texto, lembre-se primeiro do tom e voz da marca, definido previamente neste manual. Observe para qual contexto você está escrevendo: redes sociais, blog, didática, respostas aos usuários, etc.
As regras gramaticais e sugestões de estilo aqui presentes também devem ser observadas ao revisar um texto criado por outra pessoa – seja ele para o blog ou para a didática, por exemplo.
Leitura
Para quem escreve ou revisa, a leitura consiste em analisar o texto, respeitando os seus destaques originais e estilo de escrita do autor, mas adequando-os também às regras de estilo aqui estabelecidas.
Lembre-se: devemos sempre observar a intencionalidade e a finalidade do texto antes de fazer as devidas correções.
Confira estes exemplos de duas situações que podemos encontrar nos textos e devem ser alterados:
Gírias, no geral, devem ser evitadas. Contudo, se o contexto permitir, prefira utilizá-las com moderação.
Uso excessivo de termos técnicos ou das mesmas expressões em uma mesma frase, trecho ou parágrafo.
Revisão
A revisão faz os ajustes relacionados aos erros gramaticais e gráficos (como pontuação, presença de espaços duplos e destaques). Os principais pontos que devem ser observados quanto à grafia são:
✓ Fonte e tamanho (adequar ao padrão estabelecido para cada meio de comunicação).
✓ Espaços em branco entre palavras, antes ou depois da pontuação.
✓ Sinais e caracteres que poluem o texto, como pontos finais duplos.
✓ Ausência de pontuação final, vírgula ou ponto e vírgula.
✓ Conferir se sinais duplos, como aspas e parênteses, foram fechados corretamente.
✓ O uso das reticências em vez dos três pontos (ou quatro pontos).
✓ Uso correto do travessão (—), hífen (–) e meia-risca (-). O comum é utilizar o travessão ou o hífen como forma de separar frases.
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