Princípios da comunicação
Depois de compreender nossa identidade e tom de voz, precisamos guiar nossa comunicação por alguns princípios essenciais, alinhados à cultura pop e à jovialidade presentes no DNA do Letras.
Comunicação leve e divertida
O Letras fala de música, idiomas, cultura e nostalgia.
Nossa comunicação é leve, divertida e deve gerar identificação imediata com o público jovem, apaixonado por todo esse universo. Queremos transmitir uma sensação de proximidade, como aquele amigo que tem sempre uma boa recomendação do hit que tá bombando.

Use
✓ Quem nunca cantou errado a letra dessa música, né?
✓ A gente também já tentou aprender inglês com música e passou vergonha.
✓ Tá difícil decorar essa letra? Relaxa que a gente ajuda!

Ao invés de
✕ Você vai morrer de rir com esses erros absurdos!
✕ Não sabe inglês ainda? Como assim?!
✕ Socorro, alguém avisa que tá tudo errado nessa tradução!
Comunicação inclusiva e diversa
Buscamos uma comunicação que respeita e acolhe todas as pessoas, independentemente de gênero, idade, orientação sexual ou outras características. Priorizamos palavras neutras que abrangem toda nossa audiência.
Não utilizamos "x" ou "@" para neutralizar a comunicação. Preferimos termos já reconhecidos e claros, que garantam compreensão para todas as pessoas.

Use
✓ Boas-vindas ao Letras!
✓ Todas as pessoas que curtem música vão amar essa playlist.
✓ Artista: Taylor Swift

Ao invés de
✕ Bem-vindo ao Letras.mus.br!
✕ Todos os usuários vão amar essa playlist.
✕ Cantor: Taylor Swift
Comunicação com voz ativa
Preferimos sempre a voz ativa, colocando claramente o Letras.mus.br como agente das ações. Isso traz uma comunicação dinâmica e envolvente, refletindo uma atitude ativa e entusiasmada.

Use
✓ Criamos uma playlist perfeita para você estudar idiomas.
✓ Publicamos a tradução oficial dessa música.
✓ Selecionamos as melhores letras dos anos 2000.

Ao invés de
✕ Foi criada uma playlist para você estudar idiomas.
✕ A tradução oficial foi publicada no Letras.
✕ Foram selecionadas as melhores letras dos anos 2000.
Comunicação inspirada na oralidade
Preferimos palavras simples, cotidianas e familiares para a audiência. Nosso texto é claro, objetivo e fluido, inspirado na forma como falamos naturalmente.
Sempre avalie se é possível substituir palavras complexas ou rebuscadas por termos simples e conhecidos pelo público.

Use
✓ Ver
✓ Fazer
✓ Curtir
✓ Criar

Ao invés de
✕ Visualizar
✕ Realizar
✕ Apreciar
✕ Elaborar
Mais exemplos de aplicação
✓ Ao criar sua conta no Letras [...].
✕ Ao realizar a criação da sua conta no Letras [...].
✓ Crie seu perfil clicando em Entrar ou criar conta.
✕ Para criar seu perfil, você precisa clicar no botão Entrar ou criar conta.
Comunicação positiva e não inflamatória
Nossa comunicação evita polêmicas. Temos um posicionamento aberto, acolhedor e respeitoso, porém evitamos temas que possam gerar conflito ou polêmicas que não estejam relacionadas ao universo da música e da cultura pop.
O posicionamento da marca a respeito de...
Atualizado