Page cover

Gramática

Escrever corretamente é o pilar de toda marca. No caso do Letras, queremos transmitir jovialidade de forma nostálgica, mas isso não quer dizer que não iremos escrever da forma certa!

Neste item do manual, você encontra alguns pontos delicados que são passíveis de erros e que o time observou ao longo do tempo.


Principais pontos para observar

Haver x a ver

Enquanto “haver” tem sentido de existir ou ocorrer, “a ver” indica relação ou pertinência:

muitos alunos na aula de guitarra .

O “” aqui é empregado no sentido de existir.

Isso não tem nada a ver com a técnica de dedilhado.

O “a ver” tem sentido de relação.

Verbos impessoais

Verbos impessoais (como "haver" no sentido de existir e "fazer" indicando tempo) permanecem na 3ª pessoa do singular:

vários modelos de guitarras.

Faz dois meses que comecei as aulas de violão.

Conectivos

Use conectivos adequados para garantir a coesão do texto, evitando repetição excessiva.

O uso constante de conectivos como "e", "como", "também" numa mesma frase pode ser um risco (conectivos de adição). Esses são os mais comuns, mas precisamos nos atentar a outros tipos de conectivos também (de causa, oposição, negação, conclusão, etc.).

Redundâncias

Elimine palavras ou expressões desnecessárias no texto.

Principalmente ao produzir textos para redes sociais, evitar sentenças que não agregam em nada na mensagem - fuja do excessos de adjetivos, da repetição de termos que dizem a mesma coisa e afins:

Junto com a música.

Criar um novo ritmo.

Uma base sólida.

Esse tipo de linguagem pode ser explorada na redação publicitária quando for essencial para transmitir o sentido. Do contrário, a comunicação fica vazia e demasiadamente grande. Use com parcimônia e priorize em aplicações que realmente precisem de frases de efeito.

Outras boas práticas na gramática

Revise o uso correto dos acentos, especialmente em palavras que podem mudar de significado.

Uso excessivo de advérbios terminados em -mente (normalmente, geralmente, inicialmente, constantemente, etc.) num mesmo trecho, frase ou parágrafo.

Queismo: evite o uso excessivo do "que" para evitar falta de fluidez no texto. Ex.: “o acorde tônico, que é tocado…” (pode ser cortado e não perde o sentido).

Voz do narrador: mantenha a consistência na voz do narrador, evitando mudar de pessoa gramatical (é inconsistente a alteração de 1ª pessoa do singular para 1ª pessoa do plural no mesmo texto, por exemplo).


Percebeu um erro, ficou com dúvida ou tem uma sugestão?

Contribua com o Kósmos preenchendo nosso formulário de contribuição — sua colaboração ajuda a tornar o Design System mais claro, útil e evolutivo.

Atualizado