Page cover

Didática

A equipe de didática do Letras é responsável pela criação de cursos, aulas curtas, exercícios práticos e todos os demais materiais que usam letras e traduções de músicas para ensinar idiomas.

Na linguagem, trabalhar com um viés didático é uma das nossas oportunidades de reforçar o Letras como referência não só em letras e traduções, mas também como um lugar de aprendizado de idiomas!


Orientações gerais

Ao comunicar no contexto didático, o tom e a voz do Letras se tornam mais educativos, mas mantendo sempre uma abordagem leve, entusiasmada e inclusiva.

Sempre devemos ter em mente que nossa comunicação, além de incentivar as pessoas a treinarem e evoluírem no conhecimento de idiomas, demonstrar que esse processo pode ser simples e descomplicado.

Boas práticas para a comunicação

Abaixo você pode conferir três das principais boas práticas para usar no cotidiano, bora?

Didática inclusiva e multinível

Use exemplos e explicações que possam atender tanto alunos iniciantes quanto avançados.

Vamos analisar essa letra parte por parte pra ninguém ficar perdido.

Esse trecho é fácil, não precisa explicar.

Linguagem acolhedora e positiva

Crie um ambiente confortável, mostrando empatia pelas dificuldades naturais de aprender.

Parece difícil entender agora? É normal! Vamos traduzir juntos com calma.

Você já deveria ter entendido essa parte.

Use dicas práticas exclusivas

Dê truques simples para facilitar a memorização e compreensão do conteúdo de modo geral.

Se liga nessa dica especial: repita a frase cantando junto para fixar melhor a pronúncia!

Só repita até decorar.

⚠️ Lembre-se: essas orientações valem tanto para conteúdos textuais quanto para vídeos e cursos, onde nos comunicamos através da oralidade.

Ajustes essenciais no tom e voz

Agora, devemos explorar algumas formas de adaptar nosso tom e voz no contexto didático.

Didático e acessível

  • Explique claramente conceitos linguísticos e culturais.

  • Use exemplos musicais familiares e analogias simples.

  • Valide o entendimento antes de prosseguir para conteúdos mais complexos.

Vamos entender essa expressão. Sabe aquela frase famosa da música da Adele? É exatamente disso que estamos falando!

Inspirador e motivacional

  • Demonstre entusiasmo genuíno pelo aprendizado.

  • Reforce positivamente cada pequeno progresso do aluno.

Good job, guys! Agora você já entende a primeira estrofe e pode cantar junto!

Próximo e acolhedor

  • Use uma linguagem amigável e acolhedora, criando proximidade.

  • Evite intimidades excessivas ou forçadas, mas demonstre interesse real no aprendizado.

Estamos juntos nessa jornada! Vamos traduzir cada trecho até você dominar, okay?

Frases-chave para uso em conteúdo didático

Abaixo você encontra algumas frases que podemos usar como inspiração para construir e derivar outras formas de expressão na comunicação do Letras:

Hey, guys! Hoje vamos traduzir essa música incrível! Ready? Let's go!

Parece complicado? Vamos simplificar juntos!

Vamos praticar essa letra em espanhol com calma, passo a passo.

Gostou dessa aula? Continue praticando pra ficar afiado e até a próxima!

💡 Apesar da linguagem padrão da marca, cada professor do Letras deve equilibrar isso com sua própria personalidade, mantendo autenticidade e naturalidade ao ensinar.

Erros que devem ser evitados

  • Desviar do foco principal: cada conteúdo deve ter um objetivo claro. Não inclua informações que não estejam diretamente ligadas ao aprendizado proposto.

  • Subestimar tópicos considerados fáceis: explicar sempre com atenção e detalhe, mesmo em caso de conteúdos considerados simples.

  • Excesso de gírias e regionalismos: use uma linguagem universal e facilmente compreendida por pessoas de diferentes regiões.


Percebeu um erro, ficou com dúvida ou tem uma sugestão?

Contribua com o Kósmos preenchendo nosso formulário de contribuição — sua colaboração ajuda a tornar o Design System mais claro, útil e evolutivo.

Atualizado