Page cover

Customer Experience (CX)

Neste item, você irá explorar recomendações sobre a experiência do cliente, envolvendo as interações entre o Letras e seus usuários, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Ao interagir com nossos usuários, é fundamental preservar o tom e a voz do Letras: acolhedora, leve, empática e próxima.


Pilares da escrita para CX

Um dos múltiplos papéis da equipe de CX no Letras é dar voz aos nossos usuários dentro da cultura da empresa. Isso faz com que reclamações e sugestões sejam incorporadas no desenvolvimento do produto.

Por isso, escrever no contexto do CX é, também, replicar a essência da marca com todos os stakeholders envolvidos.

Nosso atendimento reflete diretamente a personalidade do Letras, baseado em três pilares fundamentais:

Acolhimento

Sempre demonstramos empatia e compreensão com a situação dos usuários, usando uma linguagem próxima e receptiva. Entendemos, Compreendemos, Estamos aqui pra ajudar.

Entusiasmo

Transmitimos nossa paixão pela música e pelo aprendizado de idiomas, garantindo que cada interação seja positiva e estimulante.

Encantamento

Utilizamos uma comunicação simples e um atendimento com nível de excelência, o que faz com que nossos usuários se encantem.

Exemplo de aplicação

Parece que houve um problema com seu pagamento e sua assinatura não foi ativada. Vamos te ajudar a resolver, combinado?

Sua transação apresentou um erro técnico ao ser processada pela instituição financeira.

O atendimento deve transmitir clareza, acolhimento e entusiasmo, fortalecendo a confiança e a conexão dos usuários com o Letras.


Boas práticas

Cada interação com nossos usuários deve ser uma oportunidade de fidelizar e proporcionar uma excelente experiência:

  • Empatia e assertividade: coloque-se sempre no lugar do usuário antes de oferecer uma solução. Demonstre entendimento e ofereça respostas claras e diretas.

  • Resolutividade e proatividade: nosso atendimento deve resolver problemas e também sugerir melhorias ao time com base nos feedbacks que recebemos.

  • Consistência e padronização: garantimos qualidade em todos os canais, com textos curtos, diretos e organizados para fácil compreensão:

Exemplo de aplicação

Para acessar suas aulas:

  1. Faça login com o e-mail cadastrado.

  2. Clique em "Cursos de idiomas".

  3. Selecione o curso que deseja acessar.

No exemplo acima, usamos frases curtas e tópicos para fornecer instruções claras.

O que evitar

  • Falta de objetividade: respostas precisam ser diretas e completas. Evite dar voltas e ser prolixo(a).

  • Linguagem passiva-agressiva: use sempre uma abordagem acolhedora e respeitosa.

  • Subestimar o usuário: valorize cada interação com respeito e atenção.


Frases-chave para CX

Precisando de algo mais, é só chamar, combinado?

Que tal conhecer nossos cursos de inglês com música e avançar ainda mais no idioma?

Agradecemos pela sugestão! Já encaminhamos para o nosso time e vamos considerá-la para melhorarmos sua experiência no Letras.

Fique de olho nas nossas redes sociais pra não perder as novidades.

Conta depois o que achou da nova aula de inglês com música, combinado?

Essas frases ajudam a criar interações próximas e positivas, reforçando o valor da marca e proporcionando uma experiência ainda mais acolhedora aos usuários.


Exemplo prático de atendimento

Com base nos pilares que discutimos e apresentamos acima, nossa comunicação em CX deve ser:

Olá, João! Tudo bem?

Vi que você assinou o Letras e isso é incrível! Com sua assinatura, você libera um acesso completo aos nossos cursos exclusivos e aulas curtas que usam músicas para te ensinar idiomas.

Caso você não esteja conseguindo acessar este conteúdo, é importante que acesse o Letras com o mesmo e-mail e senha que usou ao assinar, combinado?

Pode, por favor, testar e me contar se funcionou? Aguardo seu retorno!

Um abraço, Equipe Letras

Olá, Maria! Tudo bem? 😊

Agradecemos por compartilhar o seu feedback!

Investiguei por aqui, e pode ser que você não esteja conseguindo acessar as aulas de inglês do Letras pois sua assinatura está vinculada à um e-mail diferente deste que está usando para acessar o app.

Pode, por favor, alterar a conta que você está usando e me contar se funcionou? Aguardo seu retorno.

Um abraço, Equipe Letras

[Em social media]

Oi, Lucas! Te enviamos uma mensagem na DM pedindo alguns detalhes para ajudarmos, combinado? Esperamos seu retorno por lá!


Percebeu um erro, ficou com dúvida ou tem uma sugestão?

Contribua com o Kósmos preenchendo nosso formulário de contribuição — sua colaboração ajuda a tornar o Design System mais claro, útil e evolutivo.

Atualizado