Page cover

Outros

Regras de redação para leis, normas e estatutos, marcas empresariais e produções midiáticas e culturais.

Aqui você encontra outros itens menos comuns de aparecerem, mas com igual importância de padronização de redação e estilo.


Leis, normas e estatutos

Não se abrevia os termos: “parágrafo único”, “artigo único” e “caput”.

Marcas empresariais

Livros, filmes, séries, peças de teatro e obras de arte

Se uma obra estrangeira (seja literária, cinematográfica, etc.) for citada no corpo do texto e houver tradução brasileira, é preferível utilizar o título em português.

A exceção é quando mencionar uma edição específica da obra, devendo manter o título original, acrescentando em seguida, entre colchetes e em itálico, o título da tradução (apenas na primeira ocorrência).

  • Títulos devem ser grafados em itálico.

  • A caixa-Alta-baixa (c.A.b) deve ser escrita conforme o original.

    • Importante: os artigos, preposições e conjunções devem ser escritos em caixa-baixa, exceto se a forma original for diferente.

  • Em títulos de livros, filmes, obras de arte, seções de livros, contos, poemas e artigos em língua estrangeira, seguir o critério do próprio idioma para utilizar caixa-alta-baixa.

Caso tenha dúvidas sobre um título de obra cinematográfica, recomendamos consultar o IMDb.

Programas de rádio e TV, sites

Periódicos, suplementos, matérias, entrevistas

Os títulos devem ser grafados tal como constam no próprio periódico (como na Folha de S.Paulo e no piauí).


Percebeu um erro, ficou com dúvida ou tem uma sugestão?

Contribua com o Kósmos preenchendo nosso formulário de contribuição — sua colaboração ajuda a tornar o Design System mais claro, útil e evolutivo.

Atualizado