Page cover

Emojis

Os emojis chegaram pra ficar na era dos celulares e computadores. Temos algumas orientações para que sua utilização fique mais assertiva, bora conferir?

Há coisas que apenas emojis podem dizer por você, mas não se esqueça: embora eles melhorem a experiência, as palavras ainda são a principal escolha.

Sugerimos copiar os emojis deste site e colar no seu texto.


Orientações gerais

Os emojis são representações gráficas, geralmente coloridas, que expressam ações, emoções, objetos e conceitos. São utilizados em textos para complementar uma mensagem ou substituir palavras, adicionando tom e emoção à forma de se comunicar.

Quando o assunto são emojis no contexto do Letras, eles devem ser usados nos textos para demonstrar emoções e compor o significado da mensagem.

"[...] É difícil evitar totalmente os emojis hoje em dia. E não é algo só para as gerações mais jovens, as gerações anteriores também adotaram essas pequenas imagens."

UX Collective, 2021

Assim como qualquer elemento que constrói a mensagem, os emojis devem ser usados com as cautelas indicadas abaixo.

Os emojis também têm uma relação com a acessibilidade de um texto, uma vez que podem ser lidos por leitores de tela e interpretados de diferentes formas sob óticas plurais. Be careful!


Política de emojis do Letras

Emojis, não emoticons

Os emoticons ficaram no passado! Além disso, eles "poluem" o texto no suporte e também podem gerar dupla interpretação.

Olá! Como podemos te ajudar? ☺️

Olá! Como podemos te ajudar? :)

Por mais que seja tentador usar o famoso emoticon ¯_(ツ)_/¯, evite! Emojis existem para usarmos, são mais modernos, possuem mais aplicabilidade... só vantagem!

Atente-se ao posicionamento do emoji

Lembre-se de inserir os emojis no lugar certo! Aqui vão algumas recomendações:

Ouvir música ▶️

▶️ Ouvir música

Acessibilidade: a frase "[...] vamos tocar uma música 🎶 hoje!" será lida como "[...] vamos tocar uma música símbolo de nota musical hoje!" por leitores de tela! Posicione o emoji quando o sentido da frase já foi concluído através das palavras.

Dê preferência aos emojis que constróem do branding da marca

O Letras é uma marca que fala sobre música, além de ter um apelo à nostalgia e à temática de exploração espacial! Os emojis que pertencem à este universo devem ter preferência para construir o sentido da mensagem, quando utilizados para ilustrar objetos literais.

Não substitua palavras por emojis

Esta é uma regra literal. Por que responder alguém com "👍" se podemos utilizar "Curtimos demais!"? No fim das contas, os emojis são complementares à mensagem.

Qual idioma você fala? Já fez aulas de inglês com música? 🤔

Qual idioma você fala? Já fez aulas de inglês com 🎶?

Evite o uso para ilustrar objetos literais ou verbos

Lembre-se da definição que abordamos no início deste item do Manual: os emojis devem, preferencialmente, ser usados para expressar emoções:

A trilha sonora composta pelo trio vendeu mais de 42 milhões de cópias! 🤩

Se gosta do Queen, ouça outros sucessos do rock! 🔊

Use emojis fáceis de interpretar

Evite causar dupla interpretação e emojis que possam ter significados ambíguos ou negativos. Exemplos: ❌ 👌 💩 🤬 🤌

Não faça o seu público adivinhar qual emoji você usou na sua mensagem. Eles vão poupar mais tempo lendo o seu conteúdo quando não tiverem que adivinhar emojis.

UX Collective, 2021.

Lembre-se de pensar no contraste

Os emojis podem ser visualizados pelo usuário tanto em telas light mode quanto dark mode, sem falar nas diferentes cores de background que o suporte de texto pode ter. Dessa forma, temos que pensar no contraste antes de fazer a aplicação.

Opte sempre por emojis dourados (💪 😀 👨‍🏫), eles possuem contraste com mais planos de fundo e são etnicamente neutros.

Na maioria dos casos, temos mais de uma opção de emoji que pode expressar o que buscamos. Opte sempre por aquele que será melhor compreendido e aplicado.


Percebeu um erro, ficou com dúvida ou tem uma sugestão?

Contribua com o Kósmos preenchendo nosso formulário de contribuição — sua colaboração ajuda a tornar o Design System mais claro, útil e evolutivo.

Atualizado