Page cover

Barras

Existem três tipos de barras: a simples ( / ), a invertida ( \ ) e a vertical ( | ), são sinais gráficos que possuem aplicações específicas em diferentes contextos.

O uso correto das barras é específico e merece atenção!


Orientações gerais

Barra simples

A barra simples (/) é frequentemente usada para representar alternativas ou opções, inserir frações simplificadas (1/2, 3/4) ou dividir versos em uma citação de poema quando inseridos em linha única.

Apesar de ser empregada para apresentar alternativas, recomendamos evitar o uso da barra simples em termos como “e/ou”, sempre escolhendo uma opção para manter a fluidez de leitura do texto.

Da mesma forma, evite abusar do uso de barras para substituir conjunções ou expressões (como “pode/quer/deve”), a fim de preservar a clareza do enunciado.

Em datas, ela também pode aparecer para separar dia, mês e ano (por exemplo, 23/01/2025), embora em textos formais muitas vezes se prefira a forma estendida (para mais detalhes sobre datas, ver seção sobre números).

Barra invertida

A barra invertida ( \ ) não costuma ser utilizada na escrita tradicional de textos em português, restringindo-se a contextos de informática.

Barra vertical

Por fim, a barra vertical ( | ) também é mais utilizada em contextos específicos, como comandos de programação e matemática.

Em casos especiais, pode ser usada para separar termos em títulos para ajudar a leitura, porém, é preferível o uso do travessão.

Nos contextos em que o uso técnico das barras se faz necessário, observe sempre as convenções específicas de cada área para manter a padronização e a precisão do texto.


Percebeu um erro, ficou com dúvida ou tem uma sugestão?

Contribua com o Kósmos preenchendo nosso formulário de contribuição — sua colaboração ajuda a tornar o Design System mais claro, útil e evolutivo.

Atualizado