Page cover

Social media

As redes sociais do Letras são espaços especiais para a comunicação! É preciso manter a identidade da marca e aproveitar a flexibilidade para adaptar a linguagem conforme o contexto e o público.

Nosso desafio nas redes sociais é equilibrar nossa essência jovial, pop e nostálgica com uma comunicação personalizada para diferentes audiências de cada rede.


Definições prévias

Nas redes sociais, o Letras é principalmente: divertido, nostálgico, acessível e curioso.

Nosso conteúdo precisa refletir diversidade não apenas nas músicas, mas também em abordagens e narrativas. Isso inclui desde playlists nostálgicas até curiosidades sobre cultura pop, artistas internacionais e dicas para aprender idiomas com música.

Lembre-se: tudo isso mantendo uma linguagem leve, divertida e emocional.

Antes de criar qualquer conteúdo, é importante considerar estas dicas:

Cover
  • Posicionar o Letras como um aspirante a ouvir todo tipo de música, e não um especialista.

  • Criar posts que despertem nostalgia ou emoção através da música.

  • Abordar cada gênero ou artista como único.

  • Ser leve e prático na comunicação.

Cover
  • Publicar conteúdos sem objetivo claro.

  • Tentar abordar muitos assuntos diferentes em uma única publicação.

  • Generalizar gêneros ou artistas.

  • Criar conteúdos vagos ou que não agreguem valor.

Boas práticas

Abaixo você confere algumas dicas de como ajustar a comunicação do Letras nas redes sociais, transmitindo suas características principais.

1

Relacione música com cultura pop e cotidiano

Conecte letras e traduções a contextos cotidianos, filmes, séries ou momentos culturais para criar identificação.

Essas músicas ficaram famosas lá na época de Glee. Conseguiu lembrar de todas?

Confira músicas legais.

2

Produza conteúdos emocionais, mas diretos

Combine objetividade com emoção para criar conteúdos que envolvam e sejam facilmente consumíveis, evitando textos excessivamente longos.

Um carrossel de 5 imagens com letras icônicas e breves curiosidades.

Textos longos explicando cada detalhe das letras.

3

Comunicação acolhedora e positiva

Toda interação deve ser acolhedora e empática, especialmente ao esclarecer dúvidas ou responder comentários.

Essa causa dúvida, né? Muita gente acha que significa isso, mas, na verdade, a letra quer dizer...

Você entendeu errado.

4

Legendagem que complemente o conteúdo

Legendas de posts precisam complementar e contextualizar claramente o conteúdo visual, não apenas repeti-lo. Ela deve apresentar algo novo que só está na legenda (uma informação, uma observação...).

Essas músicas de reggaetón vão te ajudar a melhorar seu espanhol, bora conferir?

Confira essas músicas!

5

Respeito pela singularidade de gêneros e artistas

Trate cada gênero ou artista como único, valorizando suas particularidades e história.

O k-pop tem suas características próprias que o tornam especial e um grande hit dentro e fora do Brasil.

Pop é tudo igual.

Headlines e frases de inspiração

Agora é hora de conferir algumas frases que podem nos inspirar ao criar conteúdos.

As músicas que marcaram a geração dos anos 90.

Hits que você cantava errado (e a gente também!).

Você sabe a história por trás dessa letra?

As traduções mais surpreendentes de músicas famosas.

Bora relembrar essas músicas com a gente?

Descubra o verdadeiro significado do seu hit de k-pop preferido.

Aprenda idiomas com letras que você já ama.

A nostalgia bateu? Essa playlist é pra você!

Erros a evitar

Abaixo você confere algumas dicas de como ajustar a comunicação do Letras nas redes sociais, transmitindo suas características principais.

1

Evite críticas negativas ou desmotivadoras

Nunca faça comentários depreciativos ou que possam desmotivar alguém a explorar novos gêneros ou artistas.

Essa música pode ser diferente do que você costuma ouvir, mas vale a pena dar uma conferida.

Só quem tem mau gosto gosta disso. Tal música é melhor...

2

Evite linguagem técnica sem explicação

A comunicação precisa ser acessível a todos. Evite jargões específicos ou técnicos técnicos sem contextualização.

Você já ouviu falar em bridge? É aquela parte da música que prepara pro refrão. Aqui nessa música, essa tal de bridge...

Essa bridge mudou tudo.

3

Evite excessos promocionais

Balanceie sempre conteúdos úteis e educativos com conteúdos promocionais para não cansar o público.

Curtiu descobrir essas traduções? Assine para aprender ainda mais!

Assine agora! Promoção imperdível! Não perca tempo!


Percebeu um erro, ficou com dúvida ou tem uma sugestão?

Contribua com o Kósmos preenchendo nosso formulário de contribuição — sua colaboração ajuda a tornar o Design System mais claro, útil e evolutivo.

Atualizado