Escaneabilidade
A escaneabilidade é a característica de um texto que pode ser lido sem dificuldades. Neste item do Manual, você confere algumas dicas de como organizar seu texto para torná-lo escaneável.
Orientações gerais
Com a atenção das pessoas cada vez mais disputada em tempos de consumo de informação em telas de celulares e computadores, a organização da informação para permitir uma leitura fácil e ágil é uma necessidade.
Falando especificamente de websites, uma pesquisa do Nielsen Norman Group (NNG) mostra que:
Só 16% das pessoas leem todas as palavras de um texto. 79% das pessoas escaneiam o texto em busca das informações.
Nesse contexto, você deve se perguntar: por que as pessoas leriam todas as palavras do meu texto? E o que eu posso fazer para permitir que as informações fiquem mais fáceis de encontrar?
Boas práticas para trabalhar a escaneabilidade
A principal boa prática é ler o seu texto novamente como se fosse um elemento gráfico, um layout. Analise se está fácil de ler, se as principais informações estão fáceis de encontrar.
Um texto com uma boa escaneabilidade tem menor taxa de rejeição, uma vez que sua leitura é uma experiência melhor. Isso tende a aumentar o tempo de tela e permanência do leitor em nossos sites e apps.
Na maioria das vezes, as pessoas leem o título, call to action e finalizam. Se isso for intrigante o suficiente, os elementos maiores atrairão a atenção, fazendo com que não leia tudo em sequência.
Para isso, implemente o seguinte:
Perceba que todas as ações de escaneabilidade são pensadas para que o texto fique mais fácil de ler. É isso que devemos ter em mente ao escrever para a web.
Atualizado