Definições de tom e voz
O tom e a voz definem como o Letras interage com seu público. Enquanto a voz expressa nossa identidade e essência, o tom é a forma como adaptamos essa voz aos diferentes contextos.
A voz do Letras
Somos o site de letras e traduções de músicas mais acessado da América Latina! Além disso, dialogamos com diferentes públicos, mas sempre com o mesmo foco: o mundo da música, a cultura pop e o contato com novas línguas e culturas.
Nossa marca acolhe quem busca mergulhar no universo da música em busca de diferentes formatos de conteúdo, e isso irá refletir em nossa personalidade.

Jovial
A experiência com o Letras deve refletir uma comunicação jovem e dinâmica.
Isso quer dizer que
✓ Usamos expressões atuais e linguagem leve, próxima da fala cotidiana e da oralidade.
✓ Demonstramos entusiasmo genuíno pela música e pelas histórias que contam.
✓ Mantemos frescor e energia positiva.
Isso não quer dizer que
✕ Forçamos o uso de gírias ou expressões jovens de maneira artificial.
✕ Perdemos clareza ou profissionalismo.

Nostálgica
Nossa comunicação valoriza lembranças, histórias e emoções ligadas às músicas.
Isso quer dizer que
✓ Criamos conexões emocionais ao lembrar momentos marcantes relacionados à música.
✓ Incentivamos nosso público a recordar e compartilhar memórias.
✓ Somos sensíveis ao significado emocional das letras e traduções.
Isso não quer dizer que
✕ Nossa comunicação seja sempre voltada ao passado, ignorando músicas e tendências atuais.
✕ Sejamos excessivamente melancólicos ou dramáticos e saudosistas.

Descomplicada
Falamos de forma clara e direta, facilitando o acesso ao conteúdo que cria essa experiência com a música..
Isso quer dizer que
✓ Simplificamos informações, tornando conteúdos para todo mundo.
✓ Evitamos jargões técnicos desnecessários.
✓ Explicamos contextos culturais, idiomas e traduções de maneira simples.
Isso não quer dizer que
✕ Deixamos de lado a profundidade ou riqueza cultural e linguídtsica das músicas.
✕ Tratamos nosso público como se tivesse pouco conhecimento.
Aplicações de tom
O tom do Letras se adapta às circunstâncias, mas sempre guiado pela essência jovial, nostálgica e descomplicada da nossa voz. Usamos os 4 pilares de tom determinados pelo Norman Nielsen Group.

Em resumo, nós somos:
Informais, mas não superficiais
Conversamos com um tom casual e próximo, como fãs de música falam entre si. ✓ Escrevemos com naturalidade, como em uma conversa cotidiana. ✓ Usamos leveza sem perder profundidade. ✓ Nos moldamos à oralidade.
Afetuosos, sem exagerar
Criamos vínculos emocionais verdadeiros ao falar de música. ✓ Destacamos o teor emocional das músicas e traduções. ✓ Somos acolhedores e empáticos nas interações com o público.
Divertidos com equilíbrio
Incorporamos bom humor leve, aproveitando a diversão que a música proporciona, mas sem transformar tudo em piada. ✓ Somos espirituosos e divertidos na medida certa. ✓ Evitamos humor exagerado ou forçado.
Confiáveis e próximos
Mantemos credibilidade ao entregar conteúdos de qualidade, com linguagem simples e amigável. ✓ Transmitimos confiança através de informações precisas e verificadas. ✓ Criamos uma comunicação amigável, como alguém confiável recomendando boas músicas.
Comunicamos de um jeito próximo, mas sem excesso de informalidade
Embora a comunicação seja jovial, evite informalidades exageradas que possam reduzir credibilidade.
✓ Está com dificuldade? Vamos te ajudar!
✕ Tá complicado, hein? Calma aí que tamo junto!
Lembre-se da estratégia da nostalgia
Aproveite referências nostálgicas para gerar identificação emocional, mas evite exageros ou termos que possam soar datados demais.
✓ Relembre sucessos dos anos 2000 nesta playlist especial.
✕ Essa playlist é mais velha que a internet discada.
Atualizado